segunda-feira, 12 de abril de 2010

1 INTRODUÇÃO

Diariamente, no exercício da profissão contábil surgem problemas cada vez mais complexos, isto em função do contínuo e acelerado avanço das novas tecnologias. Um bom sistema de informações contábeis tem sido primordial nas empresas, já que estas estão em uma busca constante por técnicas inteligentes na tomada de decisões mais precisas, estratégicas e competitivas. Os sistemas que antes meramente realizavam processamentos de transações, hoje precisam de um diferencial para atendimento das novas necessidades.
O mundo corporativo atual tem se mostrado cada vez mais exigente, incluindo tecnologia de ponta nos hardwares e softwares que permitem não somente o processamento, como também o compartilhamento de dados em tempo real.
No ramo contábil, a tecnologia de informação ocupa um importante papel, já que cada vez mais se necessita de uma melhor qualidade nas informações contábeis. A evolução na área de informática no segmento de pesquisas, colaboram especialmente no desenvolvimento de sistemas especialistas mais focados na atividade contábil, otimizando o processo de valorização do profissional contábil.
Apesar de toda a contribuição trazida pela tecnologia de informação, não podemos esquecer que não é somente um investimento em um grandioso parque tecnológico que trará sucesso nas decisões empresariais, estas ferramentas apesar de eficientes ainda dependem do raciocínio humano, pois não trarão a flexibilidade e o tratamento diferenciado para cada situação específica.
Nas últimas décadas, a tecnologia da informação tem alterado de forma drástica a maneira que as empresas executam seus processos, inclusive na forma de fazer contabilidade. Estas mudanças continuarão refletindo nas sistemáticas de trabalho, pois esta nova tecnologia irá alterar ainda mais os procedimentos contábeis, bem como criando novas ferramentas para que os usuários de informações tenham mais facilidade para recolherem e analisarem a informação.
Diante deste cenário, são levantados os seguintes questionamentos:
• Qual o impacto do desenvolvimento acelerado da tecnologia na prática do contador?
• Que benefícios esta tecnologia trará para a área contábil?
• Qual o novo perfil do contador diante dessas transformações?
• Quais são essas novas ferramentas?
Essas problemáticas justificam-se como conseqüência da ascensão da globalização já que estamos em uma época em que a inovação é um fator de sobrevivência no mercado. O tema escolhido vem detalhar as novas práticas contábeis exigidas na profissão contábil. Visto que nossa equipe está diretamente engajada nesse mercado, gostaríamos de compartilhar com nossos colegas a contribuição da tecnologia que a cada dia exige mais dos profissionais contadores.
Ressalta-se que o advento da tecnologia não substitui, de forma alguma, a FIGURA do Contador, primeiro porque a legislação exige e este profissional é essencial para a empresa, já que este responde pelos registros e demonstrações contábeis elaborados; segundo porque nenhuma máquina toma decisões, analisa fatores internos e externos, busca soluções, nem mesmo pensa de forma humana e flexível, portanto, nada substitui o ser humano. É inadmissível pensar que os sistemas tecnológicos substituem o profissional, estes são criados para o auxílio da profissão, para a agilidade das informações, e nesse sentido cumprem muito bem com seu papel.
No decorrer da história da contabilidade, identifica–se que esta ciência evoluiu e ainda tem muito para evoluir, considerando que a mesma surgiu de muitos povos e regiões, mas esta ciência hoje é uma só, baseada em princípios, postulados e normas utilizados por todos, por que no mundo atual a contabilidade se tornou um dos alicerces que dá sustentação ao sistema capitalista.
As facilidades trazidas através da evolução da informática e com a crescente utilização da internet trouxeram para o campo empresarial muito mais que simples sofisticações operacionais, possibilitaram não só o desenvolvimento progressivo dos modelos gerenciais, mas modificaram o trabalho do profissional contábil. A tecnologia da Informação aliada à contabilidade possibilitou a criação de características específicas às transações e às análises econômicas e financeiras, com a inclusão de novos modelos gerenciais que se apresentam mais sofisticados.
Seguindo esta linha de pensamento, abordaremos o perfil do profissional contábil mediante as novas tecnologias, quais os mercados serão abrangido por esse evento, as principais mudanças nos processos diários, as exigências legais relacionadas, os benefícios trazidos às empresas, ao contador e ao fisco e por fim o desenvolvimento da contabilidade neste processo de transformação das últimas décadas.
No mesmo ritmo do acelerado do desenvolvimento da tecnologia no ramo dos negócios, aumentam as exigências para com o perfil do profissional contábil, que cada vez mais deve buscar capacitação.
Como reflexo deste avanço, muitos serviços e operações passaram a estar disponível por meios eletrônicos, o profissional precisa estar atualizado para que possa assumir uma nova postura como gerenciador de informações e na posição de detentor das principais informações contábeis está diretamente relacionado ao processo decisório.
Todo este processo vem trazendo significativas mudanças e melhorias nas normas e padrões que regem a contabilidade. As antigas rotinas operacionais hoje podem ser executadas através de modernos softwares conectados a internet. Livros, registros, fichários, formulários contínuos estão sendo substituídos por arquivos magnéticos.
As práticas contábeis vêm evoluindo desde os tempos remotos, aprimorando seus controles, processos de registros e análise para o acompanhamento do desenvolvimento social.
Um exemplo utilizado por Thompson:
Compare estas duas cenas: Um atarefado empregado, com a gravata afrouxada, maneja uma pesada máquina. Faz lançamentos contábeis em uma ficha, atrás da qual há uma folha com carbono. Depois transcreve estas informações no Diário, por meio de gelatina. Ou, então, um operador faz os mesmos lançamentos em um micro computador, com velocidade cinco vezes maior, deixando para o programa a elaboração de relatórios, que depois serão emitidos pela impressora. É a diferença entre usar ou não a informática como ferramenta no dia-a-dia do profissional da contabilidade. (Thompson, 1991, p. 22)

Em decorrência destes acontecimentos, atualmente vivenciamos a substituição de extensos arquivos engavetados por arquivos nos micro computadores, que viram fontes de informação com acesso livre a diversos usuários.
Todo este desenvolvimento na área contábil teve grande repercussão, mas a grande revolução se deu realmente quando se iniciou o processo de substituição da Nota Fiscal em papel, para a Nota Fiscal Eletrônica. Esta vem simplificar as transações entre empresas, além de sincronizar a administração e o armazenamento, uma vez que as empresas não terão a obrigatoriedade de armazenar as notas fiscais impressas.
A Nota Fiscal Eletrônica tem como principal intuito a determinação de um modelo padronizado em âmbito nacional de documento fiscal eletrônico, que irá substituir a sistemática utilizada de emissão do documento fiscal em papel. O documento Fiscal Eletrônico terá validade jurídica, garantida pela assinatura digital do remetente, tornando mais simples a entrega das obrigações acessórias dos contribuintes e permite ao Fisco um acompanhamento das operações comerciais em tempo real.
Em continuidade desta substituição do papel por arquivos eletrônicos, hoje temos o novo polêmico sistema de escrituração contábil e fiscal, o SPED.
O SPED pretende avançar no que diz respeito à integração dos fiscos, objetivando a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, levando em conta as restrições legais, racionalizando e uniformizando as obrigações acessórias para os contribuintes, com a determinação de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores e tornando mais ágil a identificação de ilícitos tributários, com a melhoria do controle dos processos, a agilidade no acesso às informações e a fiscalização mais eficaz das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.Por todo o exposto, trazemos como o objetivo para este trabalho, a análise dos novos processos de comunicação no meio contábil do mercado atual, com referência principal às mudanças que ocorreram nas atividades e no perfil do profissional contábil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário