segunda-feira, 12 de abril de 2010

2.1 AVANÇO DA TECNOLOGIA

Atualmente temos vivenciado muitas inovações tecnológicas, onde a única convicção que podemos ter é que tudo irá mudar e as conseqüências destas mudanças só serão conhecidas após sua ocorrência. O avanço da tecnologia no campo da informação tem refletido drásticas e rápidas mudanças em todas as áreas, especialmente nos procedimentos empresariais.
Temos uma interessante definição da Tecnologia da informação:
... é todo o conjunto tecnológico à disposição das empresas para efetivar seu subsistema de informação. Esse arsenal tecnológico está normalmente ligado à informática e à telecomunicação, bem como a todo o desenvolvimento científico do processo de transmissão especial de dados. (Padoveze1998, p.42)
Traçando uma linha histórica das empresas nas últimas décadas, percebemos que com a inserção da TI (Tecnologia da Informação) o ambiente organizacional vem apresentando modificações constantes e essa tecnologia não é mais vista como um diferencial, mas sim como uma exigência dos mercados internos e externos.
Esta inovação tecnológica resultou na globalização fazendo com que hoje possamos receber e enviar informações on line, mantendo uma comunicação em tempo real e até fazer negociações sem a necessidade de deslocamento e possibilitando o fechamento destas em poucos minutos.
Todo esse grande avanço tecnológico que estamos presenciando, tem ocorrido dentro e fora das organizações, o que colabora para um crescimento incontrolável e irreversível dos recursos da tecnologia e conseqüente seleção no mercado, que deixará de fora qualquer pessoa física ou jurídica que não estiver em busca de aprimoramento e atualização.
De acordo com Antonaccio:
O mundo do terceiro milênio tornar-se-á cada vez mais científico, a tecnologia atingirá cenários maravilhosos para o conforto humano e cada um de nós, só alcançará os sucessos almejados, adaptando-se a esse avanço incontestável, buscando nas ciências a verdade dos fatos.
(Antonaccio , 2000, p. 102)
Nesses últimos anos grande parte tanto das pequenas como das médias e grandes empresas, se viram obrigadas a entrar na era da informatização. Normalmente as pequenas e médias empresas optam por sistemas de pequeno porte para atendimento específico das carências do negócio, já as grandes corporações têem a necessidade de um sistema completo capaz de executar uma grande quantidade de transações e controlar gerencialmente um volume de dados considerável.
Para Oliveira: “As grandes empresas necessitam de uma estrutura de informática mais completa, inclusive com a utilização de redes em todas as áreas que possam gerar Informações.” (Oliveira, 2000, p. 17)
A automação dos processos é uma realidade nas organizações e essa nova prática deixou de ser limitada somente a ambientes de pesquisas e desenvolvimento de novos produtos passando a influenciar fortemente a forma de gerenciamento das empresas, o modo de fazer negócios e a relação entre clientes e fornecedores com o fim de promover ao gestor maior flexibilidade, rapidez, uma visão ampla dos potencias e necessidades da empresa, auxiliando a tomada de decisões e a preparação de planos estratégicos em longo prazo.
Como já vimos praticamente todos os setores empresariais tiveram seus processos diretamente afetados pela tecnologia. Com a contabilidade não poderia ser diferente. Há apenas algumas décadas os departamentos contábeis eram enormes, exigiam a classificação, conciliação, datilografia de lançamentos dentre outros procedimentos, nos dias atuais todo esse trabalho é feito de forma informatizada.
Guerreiro, diz:
É importante observar que nas últimas décadas o mundo, e particularmente o Brasil viveu uma verdadeira revolução tecnológica da informática. Esta revolução criou condições técnicas e econômicas para a implementação das mais avançadas soluções em nível de processamento de dados. (Guerreiro, 1989, p.10,11)
A informática nas organizações foi inicialmente introduzida na década de 80, onde já começou a apresentar modificações relevantes nos processos diários de trabalho, trazendo relativas facilidades para o registro de operações e a emissão de relatórios. Mas foi no início da década de 90, que a TI apresentou um avanço desenfreado no ramo dos negócios, principalmente como ferramenta de gerenciamento, onde começaram a surgir os softwares integrados de gestão (SIG).
Esse marco revolucionário foi conseqüência direta da união entre a informática e as telecomunicações, que abriu caminho para a integração das informações e afetou drasticamente a atividade contábil, além de apresentar-se como uma necessidade vital de obtenção de informações precisas num menor espaço de tempo para o mundo corporativo.
De acordo com publicação na revista Exame, temos:
Na segunda metade da década de 80, a informática começa a superar sua função original de agilizar tarefas operacionais para transformar-se em recurso na busca de vantagens competitivas. A computação e a telefonia começam a se fundir, abrindo a estrada para a tecnologia da informação tal qual a conhecemos hoje. Essa evolução prepararia o solo para a integração de sistemas que elevaram os computadores a um papel estratégico dentro das empresas. (EXAME, 2002, p.94)
O grande diferencial associado à evolução tecnológica é a forma de compartilhamento da informação com diversas áreas, ou seja, a integração. Além de otimizar o tempo de realização das atividades e evitar o retrabalho, a integração proporciona uma rápida fluência das informações por todas as áreas que apresentarem interesse.
Nesse sentido, Cruz afirma que:
A idéia de integração só começou a tomar forma quando a tecnologia de banco de dados passou a estar disponível para aplicações comerciais. Os arquivos foram diminuindo de quantidade e os sistemas passaram a processar dados comuns a várias atividades, no início de uma mesma função, dentro da empresa. (Cruz, 1997, p.160)
Todo esse avanço demonstrado relacionado a TI no ramo dos negócios, provou mais uma vez que a informação é um recurso essencial para determinar os objetivos da empresa na estipulação de políticas e estratégias, na análise referente às alternativas de expansão e investimentos direcionados, bem como dos resultados esperados, além de minimizar as incertezas.
Destacamos ainda a intensa substituição dos procedimentos manuais por processos computadorizados em decorrência da utilização da tecnologia e de comunicação de dados, fazendo com que atividades como classificação, cálculos, sintetização, elaboração de relatórios, etc, fossem absorvidas pelos sistemas informatizados.
Além da alteração dos procedimentos, esses novos recursos tecnológicos provocaram uma mudança de hábitos nas empresas e na sociedade, oferecendo a todos agilidade, flexibilidade, interatividade e precisão nas informações que podem ser utilizadas em tempo real, o que parecia impossível há algum tempo atrás. Toda esta evolução dá origem a inúmeras novas oportunidades, mas também traz novos desafios, devido às inovações de negócios que surgem no mercado.
Vivendo neste mundo que está sendo tomado pela tecnologia, onde as informações e conhecimentos são transmitidos a qualquer lugar do mundo em questão de segundos, é lógico que iria alcançar a contabilidade, procurando uma integração entre os usuários internos e externos com os registros contábeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário