segunda-feira, 12 de abril de 2010

2.3 SISTEMAS CONTÁBEIS



Por possibilitar o processamento e a integração de várias unidades administrativas, centros de custos e empresas de forma simultânea, os sistemas passaram a ser utilizados pelos profissionais contábeis com maior intensidade.
Segundo Oliveira (1997), existe no mercado atuais muitos sistemas contábeis, alguns deles são: sistema de contabilidade comercial, sistema de contabilidade fiscal, sistema de contabilidade de custo, sistema de contabilidade gerencial, sistema de administração pessoal ou de recursos humanos, sistema de controle de estoque, sistema de faturamento, sistema de contas a pagar, sistema de contas a receber, sistema de controle do imobilizado e sistema de gerência ou de gestão financeira.




2.3.1 Sistema de Contabilidade Comercial

São sistemas normalmente desenvolvidos para empresas comerciais de pequeno porte, com baixa versatilidade, que não proporcionam um acompanhamento das transações realizadas de boa qualidade, sem maiores detalhamentos efetuando apenas operações básicas que não exigem muita complexidade.

2.3.2 Sistema de Contabilidade Fiscal

São sistemas normalmente desenvolvidos com a finalidade de automatizar a escrita fiscal das empresas, fazendo a escrituração de livros, emissão das guias de recolhimento dos impostos e contribuições, gerando as obrigações acessórias. Conforme o tamanho da empresa pode ser de muita valia, já que além de construir relatórios que servem de subsídios para a contabilidade, demonstram informações ficais nos âmbitos estadual, municipal e federal, bem como geram arquivos eletrônicos para transmitir ao fisco.

2.3.3 Sistema de Contabilidade de Custos

São sistemas normalmente necessários para o ramo industrial, em que a complexidade de custos é maior. Possuem programas que geram demonstrativos de alocação de custos por produtos, filtram informações para a contabilidade gerencial e subsidiam relatórios de controle de produção e consumo.

2.3.4 Sistemas de Contabilidade Gerencial

São sistemas que tem uma abrangência mais completa, que fornecem várias opções de relatórios e são destinados a médias e grandes empresas ou escritórios de contabilidade. É necessário que os usuários possuam um bom conhecimento, pois irão atuar em diversas atividades, tais como: cadastrar eventos e históricos padronizados, apresentar o balanço patrimonial com termo de abertura e encerramento, gerar balancetes em diferentes níveis, permitir a elaboração de gráficos, possibilitar a consulta on-line a qualquer informação, ter potencial de administrar informações para inúmeras filiais, processar contabilidade atrasada em até cinco anos, etc.

2.3.5 Sistema de Administração de Pessoal ou de Recursos Humanos

São sistemas que controlam a admissão e demissão de funcionários, geram a folha de pagamento mensal, calculam 13° salário e férias, consignatórios, com aluguéis, pensões alimentícias, fazem as distribuições das contribuições, etc.

2.3.6 Sistema de Controle de Estoque

São sistemas que geram o inventário físico e financeiro, relatórios de entradas e saídas de mercadorias, por fornecedor, região, setor, departamento ou área, controla as vendas por vendedor, fazem o controle de terceiros, etc.

2.3.7 Sistema de Faturamento

São sistemas que geram e emitem faturas de venda ou prestação de serviços, além de preparar e gerar relatórios do faturamento por período, que podem ser classificados de acordo com a necessidade do gestor, por item ou produto, por filial ou região, etc.

2.3.8 Sistema de Contas a Pagar

São sistemas que geram relatórios de controle geral das obrigações da empresa. Os melhores programas dão a opção de ser implantado de um calendário de feriados para facilitar o gerenciamento de pagamentos, que se tratando de obrigações, impostos e contribuições, se caírem em um dia não útil nos sistemas bancários precisam ser antecipados.




2.3.9 Sistema de Contas a Receber

São sistemas que geram relatórios de contas a receber da empresa que devem ser organizados de acordo com a necessidade de gestão, podem ser por natureza, cliente, filial ou região. Os aplicativos, ainda possibilitam informações de créditos a receber por data de vencimento, demonstrando os dias de atraso e eventuais cobranças de juros e multas, passando essas informações para a tesouraria e a contabilidade.

2.3.10 Sistema de Controle do Imobilizado

São sistemas que compõem informações relativas á movimentação dos bens integrantes do ativo imobilizado da empresa, sendo alimentado sempre que houver movimentação, o sistema gera relatórios de adições, baixas, transferências, depreciação e correção, se existir.

2.3.11 Sistema de Gerência ou Gestão Financeira

São sistemas que normalmente centralizam as informações da contabilidade, faturamento, contas a pagar e a receber, tesouraria. Geralmente essas atividades são elaboradas em cada área específica e gerenciadas pela administração financeira ou controladoria, conforme a estrutura adotada na empresa.O quadro abaixo demonstra que cada área pode possuir seu sistema de controle, sendo que todos estão integrados.

Com a introdução da informática nas empresas, se deu uma nova direção á profissão contábil, distinta da contabilidade de tempos atrás.
Segundo Hendriksen & Breda:
A Contabilidade desenvolveu-se em resposta a mudanças no ambiente, novas descobertas e progressos tecnológicos. Não há motivo para crer que a Contabilidade não continue a evoluir em resposta a mudanças que estamos observando em nossos tempos. (Hendriksen & Breda 1999,p.38)
Como resultado de todos os avanços tecnológicos, a ciência contábil obteve uma nova ramificação: A contabilidade gerencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário