segunda-feira, 12 de abril de 2010

3.2 FORMAÇÃO DO NOVO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE

Com o intuito não apenas de promover o próprio sucesso pessoal, mas também de colaborar para a evolução da contabilidade como ciência, o contador deve se conscientizar da importância fundamental da construção do conhecimento devendo buscar uma formação de qualidade.
Segundo Franco :
O Contador tornou-se um consultor profissional confiável, cujo aconselhamento é solicitado para ampla gama de assuntos. Para serem bem sucedidos, contudo, os Contadores precisam, atualmente, serem treinados de forma diferente. Além dos conhecimentos técnicos essenciais, o Contador da atualidade precisa também desenvolver habilidades relativas à comunicação, às relações humanas e à administração, criando um balanceamento adequado entre a formação teórica e a experiência prática. De forma ainda mais fundamental, o treinamento deve, doravante, ser baseado em dois pólos: educação inicial e educação continuada. (Franco 1999,p.82)
Levando em consideração esta análise, nos deparamos com uma reflexão sobre as grades curriculares do curso de Ciências Contábeis que necessitam adequar-se ao novo perfil que o mercado de trabalho almeja. As instituições de ensino e os órgãos da classe contábil devem trabalhar juntos para perpetuar a educação atualizada e continuada.
Trazendo para a realidade toda esta mudança no perfil a ser exigido do contador, o Conselho Federal de Contabilidade instituiu a Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis que obriga as instituições de ensino a aplicarem aos seus alunos uma nova grade curricular que contemple:
Art. 4º O curso de graduação em Ciências Contábeis deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
...
VII – desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação.
Ao finalizar a graduação, o profissional de contabilidade deve ter em mente que essa foi apenas a etapa inicial e que ele precisa continuar o trabalho de construção do conhecimento.
No mundo dos negócios atual, vivenciamos a ocorrência de rápidas mudanças. Para acompanhar essas alterações e ter a possibilidade de se destacar no mercado, o profissional deve buscar sempre conhecimentos novos e atuais manter-se longe da estagnação.
A atualização do profissional deve ser constante e é de fundamental importância para atender às expectativas sobre o profissional.
Após a conclusão da graduação específica ao curso de Ciências Contábeis, existem alguns programas de educação continuada que o profissional pode escolher:
- Pós Graduação;
- Mestrado;
- Doutorado;
- MBA.
É fundamental que o contador jamais abandone o aprendizado e tenha sempre em mente que continuar estudando é agregar valor a si mesmo, como profissional e como pessoa.
Toda esta alteração que vem ocorrendo na formação profissional Lopes Sá destaca o perfil do Contador na atualidade:
Diante do panorama atual, de uma nova realidade internacional, também a realidade brasileira alterou-se. O Contador de nossos dias deve ter formação cultural humanista bem forte e uma cultura volvida a saber pensar. O perfil do profissional de nossos dias exige que o ensino prepare um intelectual que tenha condições de orientar as empresas para a prosperidade, para a eficácia da riqueza. Como a informação ficou absorvida, em quase sua totalidade, pelo recurso dos computadores, a valorização do Contador está em saber explicar os informes e em oferecer modelos de comportamentos aos empresários e gestores de riquezas públicas. Saber analisar, conhecer a razão do porque ocorrem os fatos, indicar caminhos para o uso racional da riqueza das células sociais, é a missão do profissional da atualidade. (Lopes Sá 2001, p.2)
O profissional contábil deve atingir as recentes perspectivas da contabilidade e buscar a atualização e o aperfeiçoamento constante para poder superar os desafios das mudanças existentes e futuras.
Lopes Sá também defende que a formação do Contador deverá levar em conta a cultura humanística reforçando o seguinte:
O reforço da cultura geral exige que as cadeiras sejam lecionadas com o fim de ampliar o conhecimento do homem e do conteúdo de sua mente, quer no lógico, quer no extra-lógico, com destaque para o social. A finalidade do conhecimento contábil é a eficácia da riqueza, ou seja, a satisfação das necessidades das células sociais, onde o homem é o centro e a riqueza o meio indispensável. Cadeiras como as de Administração, Economia, Sociologia, Lógica Científica, Psicologia, Ética Profissional, Direito Internacional, Estatística, Finanças, Matemática Financeira etc. devem ser lecionadas tendo em vista a preocupação das aplicações das mesmas à Contabilidade. Não basta oferecer a teoria geral de tais disciplinas, sendo preferível até reduzir os detalhes das mesmas, mas, realizar desenvolvimentos aplicáveis ao campo de trabalho do Contador. A orientação deve ser feita para que o aluno entenda porque está estudando a matéria e como dela poderá tirar proveito dentro de sua utilidade como profissional. Relevo maior deve ser dado às cadeiras da área social e do âmbito da empresa e da instituição, ou seja, aquelas que possuem afinidade maior com o Contador (Administração, Organização, Direito, Economia, Sociologia). (Lopes Sá 2001,p.2),
Diante de todo o exposto, fica explícito que é necessária a mudança do perfil do contador, já que ele além dos conhecimentos contábeis necessitará ter total domínio sobre as ferramentas tecnológicas, abrindo assim o leque das funções exercidas. Acrescentando as funções já existentes, surgirão contadores-programadores, contadores especialistas em suporte de redes, contadores expert em análise de sistema, enfim surgirão muitos contadores ligados à área de tecnologia, mas sempre continuarão sendo contadores. Mesmo que as ferramentas tecnológicas executem grande parte das tarefas o conhecimento contábil é indispensável, havendo sempre a necessidade de um acompanhamento de um profissional competente para que tenha sucesso aos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário