segunda-feira, 12 de abril de 2010

2.2 REFLEXOS NA ÁREA CONTÁBIL

O mundo empresarial está evoluindo a todo o momento e a contabilidade como principal geradora de informação patrimoniais, econômicas e financeiras para os gestores também está progredindo rapidamente.
As práticas e os registros contábeis são utilizados pela humanidade desde os tempos remotos e para que pudesse atender as necessidades da sociedade em desenvolvimento, aprimorou suas técnicas e evoluiu como ciência passando por vários estágios, resultando finalmente no que conhecemos hoje como a Era da Informação.
Os fatos contábeis tiveram uma mudança significativa em sua forma de registro. Desde os primitivos registros manuais que encontramos na história da contabilidade, até os mais modernos e sofisticados registros propiciados pelas inovações tecnológicas que surgiram no decorrer do tempo.
Nessa fase, houve uma melhor condição de trabalho para os contabilistas, pois com o surgimento dos sistemas de informática a contabilidade tornou-se mais segura, confiável e as informações prestadas aos usuários se tornavam mais rápidas, além disso, a informática proporciona à Contabilidade muitas facilidades, que vão desde o lançamento e processamento das informações até a geração dos relatórios que podem ser produzidos pelo sistema.
A respeito destas inovações tecnológicas, vejamos o que diz Oliveira:
O processo manual de escrituração contábil foi substituído pelo mecânico e, logo em seguida, pelo eletrônico. As melhorias na forma de fazer a contabilidade de uma empresa, utilizando-se a tecnologia da computação, trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área.
(Oliveira, 2000, p. 11)
Os procedimentos, os padrões e as normas que regem a contabilidade vêm sofrendo aperfeiçoamento durante séculos. Esta evolução pode ser claramente vista nas formas de execução das tarefas, as antigas rotinas operacionais dão lugar para sistemas modernos, temos como exemplos livros, registros, fichários, formulários contínuos, amplos arquivos engavetados que hoje ocupam lugares em microcomputadores e mídias portáteis, permitindo que estas informações sejam disponíveis e acessadas pelos usuários.
A escrituração que era feita manualmente através de lançamentos escritos em fichas, geração de livros gigantes com acúmulo de papel começou a ser feita de forma mecanizada, com as máquinas de datilografia e processadoras automáticas. Mesmo estes processos mecânicos, hoje foram totalmente eliminados dos processos diários dos usuários e substituídos por softwares específicos, onde os lançamentos de debito e crédito escrituração de livros fiscais, balancetes mensais, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e os demais relatórios contábeis passaram a ser automatizados, sendo estes muito mais claros, objetivos e organizados.
As pesquisas de Oliveira, dizem que:
A partir da década de 80, houve enorme crescimento no uso e disseminação dos micros, juntamente com os sistemas informatizados ligados às áreas administrativa, comercial, contábil e financeira das empresas. (Oliveira, 2000, p. 12)
Com a intenção de redução de custos e o objetivando o aumento dos resultados, as grandes companhias estão se valendo das soluções tecnológicas. As necessidades relativas às soluções e ferramentas gerenciais são identificadas e assistidas pela Contabilidade, tornando as informações cada vez mais eficazes, tempestivas, consistentes e verdadeiras para direcionar a tomada de decisão. Para facilitar o gerenciamento destas informações surgiram os Sistemas Integrados de Gestão (softwares).
A base do trabalho dos contadores é a informação, a qual deve ser rápida e segura, devido a necessidade de tomada de decisões e informações atualizadas em tempo real como exigência de um mundo empresarial dinâmico. O avanço tecnológico da informação aumentou a flexibilidade na manutenção e na capacidade de armazenamento de dados nos servidores, propiciou o acesso rápido a informação reduzindo a lentidão dos processamentos, se comparados com décadas anteriores. As operações de mercado interligadas em rede promovem um compartilhamento de informações da estrutura patrimonial entre matriz e filiais que podem estar em qualquer lugar do mundo. Através desta dinamização, relatórios como o Balanço Patrimonial, posição financeira e econômica de uma entidade, deixam de ser estáticas, tornando estes dados recentes e atualizados.
Se analisarmos as empresas que investem na informatização e se mantém atualizada, principalmente no setor contábil, veremos que elas obtêm resultados acima do esperado.
Com o uso da informática, alguns pontos positivos tanto na contabilidade quanto em outras áreas são beneficiados levando em conta as necessidades operacionais e organizacionais. Podemos constatar como algumas das vantagens na adoção de processos informatizados na contabilidade: aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos serviços, mais estímulo para os profissionais da área, facilidade para a leitura de relatórios, facilidade de acesso às informações, maior segurança, dentre outras.
Em concordância com esta idéia temos a posição de Antonaccio:
Na era informatizada em que vivemos, com tanta tecnologia à disposição da Ciência Contábil, os números são mais corretos e os erros tornam-se mínimos. Os jovens contam com essa força que seus ascendentes não conheceram. ( Antonaccio, 2000, p 57)


A eficácia destes sistemas só se perpetuará se o Contador souber dar a relevância e destinação correta aos dados que compõem a informação real do patrimônio.
Mesmo com todas estas vantagens, não podemos esquecer ainda que alguns pontos devam ser avaliados, como por exemplo:
- Apesar de a tecnologia fornecer informações precisas e rápidas, se não forem tomados alguns cuidados, estas ferramentas ficam expostas a ataques de vírus que podem causar a perda parcial ou total dos dados, exigindo um retrabalho;
- É necessário para a segurança dos dados que seja utilizado um sistema de backup;
- Haverá uma exigência de qualificação do usuário;
- Deverão existir meios e instrumentos de proteção á segurança das informações, evitando que elas fiquem em sistemas vulneráveis permitindo ser invadidas por hackers ou ainda que sejam indevidamente apropriadas pelos funcionários;
- Elevará os custos com desenvolvimentos e manutenções dos sistemas, decorrente do aumento do volume de informações e da quantidade de usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário